terça-feira, 13 de maio de 2008

.Vida.

Sabe aqueles dias? Aquelas horas? Aqueles segundos que de repente te fazem parar tudo e viajar nessa loucura de vida. Isso está tão constante ultimamente que me leva a crer na sensibilidade da vida. A gente não se dá conta do tempo que perde. Já parou pra pensar que aquele show que você tanto espera, que vai rolar daqui a alguns meses te fazem esquecer completamente aquele segundo que está passando ao seu lado e dizendo 'estou passando, estou passando, estou indo...' pega o trem do tempo e não volta jamais, simplesmente desapareceu e você nem o conheceu, nem se deu ao trabalho de conhecer e torná-lo inesquecível. Ele simplesmente se foi, como muitos outros segundos que passaram, minutos que tentaram chamar sua atenção, horas que gritaram desesperadas para serem notadas, dias que imploravam apenas um pouco de sua disposição para lembrar de simples dias...mas que podiam ser importantes e inesqueciveis. Tudo porque você quer que meses futuros cheguem logo, sem pensar nos dias atuais, que temos e não damos tanto valor, de tanto idolatrarmos os meses que estão por vir.

As vezes a gente diz 'como a vida é injusta'...ao mesmo tempo pensa 'como a vida é louca'. Seu namoro não deu certo, mas algo deu certo, afinal, e aquela frase do 'nada é por acaso', não conta? Tive um namoro que hoje não consigo tirar muitas coisas boas, na verdade, sei que naqueles dias eram os melhores que já desejei, sei disso, tenho certeza. Tenho um diário e quando leio 'eu estou tão feliz', tento inutilmente sentir aquela felicidade com lembranças...mas lembranças...algumas se perderam, talvez eu quis que se perdessem. O amor e o ódio caminham de mãos dadas...não, eu não odeio ninguém, nem pelo maior sofrimento...ódio envelhece, enfraquece, tira tudo aquilo de bom que tem dentro de você e merece permanecer ali. Não odeio ninguém...nem pelas grossas lágrimas que escorreram pelo meu rosto, nem pelas promessas que jamais seriam cumpridas, nem pelas mentiras, nem pela perda de tempo...opa, perda de tempo? Não perdi meu tempo...conheci pessoas, outras pessoas que valeram a pena sofrer assim. Valeram a pena? Acho que sim...as mensagens 'fica bem', 'melhora', 'vai dar tudo certo'. Coisas bestas talvez, mas que ajudam mesmo, só sentindo pra saber o quanto ajudam.

Claro que magoa o simples fato de que você não fez nada de ruim para ter de merecer isso, mas se parar para pensar que talvez essa experiência abriu portas necessárias para sua eterna felicidade, talvez mude um pouco a idéia de que sofrer seja ruim, talvez não seja pensando até o ponto de que talvez seja necessário sofrer para ser feliz. Que goste teria a felicidade se não conhecesse o gosto ruim do sofrimento? Qual a graça de ser tão feliz, se jamais soube o que é sofrer? Acho que seria o mesmo que o mesmo que comer sua comida favorita todos os dias, com certeza ela não teria aquela grandiosidade que teve nos primeiros momentos. Talvez o sabor mude, a idéia de ser 'comida favorita' mude.

Enfim, acho que passei mais ou menos o que queria, vou colocar um texto para acrescentar algo que provavelmente deixei faltar. Essa coisa sentimentalista as vezes é comum. 'Penso, logo existo', quem nunca ouviu isso? Portanto, aí está o que penso.

Agora o texto prometido, 'O Tempo' de Mário Quintana.

O Tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

E não posso inclusive deixar de comentar sobre a vida sem colocar uma passagem de Vinícius de Moraes...seria um pecado...

Como dizia o poeta
Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não

Bom, tenho muitas outras passagens, mas também acho que esse blog vai durar, talvez diferentemente de todos os outros.

=*

.PK.

Nenhum comentário: