sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Ciúme

O ciúme, em princípio, é um sentimento tão natural ao ser humano como o tédio e a raiva. Nós sempre vivenciamos este sentimento em algum momento da vida, diferem apenas suas razões e as emoções que sentimos. Como todo sentimento, tem seu lado positivo e seu lado negativo.

O seu lado positivo seria quando este protege o amor...Nos relacionamentos onde os sentimentos de ciúme são moderados e ocasionais, ele lembra ao casal que um não deve considerar o outro como definitivamente conquistado. Pode encorajar casais a fazer com que se apreciem mutuamente e façam um esforço consciente para assegurar que o parceiro se sinta valorizado.

Ciúme potencializa as emoções, fazendo o amor se sentir mais forte e o sexo mais apaixonado. Em doses pequenas e manejáveis, ciúme pode ser um estímulo positivo num relacionamento. Mas quando é intenso ou irracional, a história é bem diferente.

O seu lado negativo seria quando esse acaba prejudicando o amor...Às vezes sentimentos de ciúme podem ficar desproporcionais. Por exemplo, quando um homem provoca uma cena embaraçosa numa festa porque sua mulher aceita um convite para dançar com um velho amigo ou quando uma mulher é tomada de ciúmes excessivos pelo fato de o marido ter uma mulher como chefe no trabalho.

Ciúme é uma reação complexa porque envolve um largo conjunto de emoções, pensamentos, reações físicas e comportamentos:

* Emoções – dor, raiva, tristeza, inveja,medo, depressão e humilhação;
* Pensamentos – ressentimento, culpa, comparação com o rival, preocupação com a imagem, autocomiseração;
* Reações físicas - taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca, sudorese, aperto no peito, dores físicas.
* Comportamentos – questionamento constante , busca frenética de confirmações e ações agressivas, mesmo violentas.


__________________________________________________________________________________

Ciúme é uma coisa chata...para aprender a controlar é uma luta incansável. Na verdade eu fico mais agoniada quando sinto...boto na minha cabeça que não devo sentir ciúme algum, mas isso é quase incontrolável. As palavras somem e você passa a ficar silenciosa, demonstração clara de ciúme...e fica na cara po, nem adianta tentar esconder, assim que você sente, fica na cara. Se a pessoa que ta ao seu lado te conhece suficientemente bem, vai saber o que você está sentindo.

Meu defeito eu acho que todo mundo já sabe...eu sou muito calada e paciente. Barreio fácil, mas fico de boas muito fácil também. É fato, eu sou muito observadora, quando alguma coisa realmente me magoar, algum ciúme ser forte, eu vou ficar calada, porém, muito calada...dificil alguém saber alguma coisa por mim. Sempre foi assim...se o ciúme é pequeno, apenas um leve incomodo...aí eu vou falar e ainda critico.

Pra deixar isso aqui no clima do ciúme...uma música de Roberto Carlos...

Ciúme de Você

Roberto Carlos

Composição: Luiz Ayrão


Se você demora mais um pouco
Eu fico louco esperando por você
E digo que não me preocupa
Procuro uma desculpa
Mas que todo mundo vê
Que é ciúme, ciúme de você
Ciúme de você, ciúme de você
Se você põe aquele seu vestido
Lindo e alguém olha pra você
Eu digo que já não gosto dele
Que você não vê que ele está ficando démodé
Mas é ciúme, ciúme de você
Ciúme de você, ciúme de você
Este telefone que não para de tocar
Está sempre ocupado quanto eu penso em lhe falar
Quero então saber logo quem lhe telefonou
O que disse, o que queria e o que você falou
Só de ciúme, ciúme de você
Ciúme de você, ciúme de você
Se você me diz que vai sair
Sozinha eu não deixo você ir
Entenda que o meu coração
Tem amor demais meu bem e essa é a razão
Do meu ciúme, ciúme de você
Ciúme de você, ciúme de você.



Pronto...agora sim...fim!

Conclusão do post: Sinta ciúmes...mas com moderação haha



=*



.PK.

Nenhum comentário: