quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Medo

Primeiramente, sim, eu voltei hehe.
E lá no final eu explico o que eu pretendo fazer aqui agora!

Agora começando meu assunto legalzinho.
Sobre a foto...clique aqui

Medo


O que é o medo? Por que nós temos medos?

De acordo com o dicionário medo significa 1. Perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente. 2. Apreensão. 3. Receio de ofender, de causar algum mal, de ser desagradável.

Será que aquelas pessoas que dizem 'não tenho medo de nada', realmente não o têm? É fato que nós seres humanos,
sempre temos medo de alguma coisa, desde que seja de barata ou de cometer algum erro, como diz acima.

Como diria
Charles Chaplin 'A vida é maravilhosa se não se tem medo dela'. Enquanto Nietzsche já dizia que 'O medo é o pai da moralidade'. E como diria um provérbio chinês 'O cão não ladra por valentia e sim por medo'.

Já no wikipédia, a bela enciclopédia livre, explica de tal forma:


O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico etc.
Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.

O medo pode se transformar em uma doença (a Fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de restruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.


Porém, existe uma coisa que estou aprendendo ainda, e que foi Shakespeare (ooooh Shakespeare *.*) que disse, 'O maior erro que você pode cometer é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum'. E é muito válido diante dos fatos, todos temos medo ou como foi muito bem explicado no Wikipédia, é uma ansiedade. Eu sempre achei a ansiedade altamente desconfortável e eu acho que todos sofrem de ansiedade, alguns menos e outros mais, porém, ela sempre está presente. Alguns sabem controlar, outros nem tanto.

Ontem eu tentei até meditar. Pelo que se entende é uma maneira de enfrentar a ansiedade, ao menos foi o que ouvi de algumas pessoas. Consiste em manter a mente vazia e longe de qualquer pensamento. Uma forma de conseguir meditar, seria focar sua mente a algo, como algum objeto, a sua própria respiração eu acharia mais conveniente. Até porque admiro arte e acho que focar minha mente em algum objeto, me levaria a viajar naquele objeto e imaginar coisas. Enfim, essa é a finalidade da meditação, manter a mente longe de qualquer pensamento, mas...pra que? Dá pra ver que a nossa mente ta sempre trabalhando, ou pensando no passado ou elaborando planos para o futuro. E acredita-se que nossa mente necessita de um silencio interior.

E a duração necessária é de 20 minutos pra cima.
Mas...como ficar assim durante tanto tempo? Acaba sendo chato e acho mais fácil dormir. Enfim, resumindo... Pra que eu coloquei tudo isso?

Pra nada, só queria escrever...deu vontade.

E eu decidi escrever sobre emoções. Medo, que já foi colocado
aqui...Aborrecimento • Afetividade • Aflição • Alegria • Amor • Angústia • Arrependimento • Carinho • Ciúme (eu acho que já falei sobre isso aqui) • Coragem • Culpa • Curiosidade • Egoísmo • Esperança • Felicidade • Histeria • Hostilidade • Indecisão • Inveja • Ira • Mágoa • Nojo • Ódio • Orgulho • Paixão • Pena • Prazer • Preguiça • Preocupação • Remorso • Saudade • Sofrimento • Solidão • Surpresa • Tédio.

Portanto, está na cara que eu vou escrever um bocado né? Eu estava até lendo algumas coisas de psicologia, para poder sacar um pouquinho.

Enfim, me bateu um interesse por essas coisas e eu tenho um blog, tenho tempo, portanto,
por que não escrever sobre isso? Eu gosto, é o que importa. A

liás, eu abri outro blog, com assuntos relacionado a Artes
Visuais, mas ainda nem sei como começar, portanto, ele está meio parado. Por enquanto. Vou escrever, prometo.

=*

P.K.

Nenhum comentário: