2008 foi marcado por muitos acontecimentos bons e ruins, óbvio, todo ano é assim. Foi o ano que a economia dos Estados Unidos cresceu, os altos e baixos da economia, a crise. Depois as coisas ruins, que foi a empresária que tortura uma menina em Goiás, uma menina de 9 anos que foi encontrada morta é uma mala, o sequestro das estudantes Eloá e Nayara, onde Eloá morreu, Ronaldinho e os travestis.
Foi um ano de eleições, Barack Obama, eleições municipais. Ano de descobertas, cientistas que acham molécula orgânica em planeta distante, avalanche em Marte, a liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias e cientistas da USP criam as primeiras celulas-tronco embrionarias brasileiras.
Os acidentes ambientais que marcaram o final do ano de 2008, chuvas em Santa Catarina, inundação em Belo Horizonte, Seca em várias cidades, há uma catastrofe no mundo. Mas também foi um ano de muitas conquistas, as Olimpiadas, etc. etc. etc.
E uma retrospectiva pessoal...2008
Apesar de pensar em 2008 como somente tragédias aqui no Brasil, eu achei que particularmente, 2008 foi repleto de conquistas e alegrias. Foi o ano que aconteceram coisas que eu jamais esperaria, foi um ano completo.
Amizade
A minha idéia de amizade mudou muito, aprendi a não confiar tanto assim e a me controlar, aprendi a enxergar quem realmente eram meu amigos e aprender a dar mais valor a eles, a confiar mais neles.
Universidade
Pela primeira vez não levei tão a sério tudo, meio que sai mais, curti mais, não fiquei tão trancada em casa lendo ou nerdando. Me diverti muito apesar de tudo. Minhas notas baixaram (ô tragédia), mas ainda assim não perdi nenhuma matéria, não atrasei nada.
Viagem
Foi o ano mais foda, porque conheci o Rio de Janeiro, saí no DVD da Claudia Leitte diretamente da praia de Copacabana e sai na área vip junto com Leo e Thi, que são otimos, aliás, ponto muito importante, vi Leo, que é simplesmente o cara mais foda do mundo, o amigo mais FODA do mundo e tinha anos que eu não o via. Curti bastante, vi o Cristo, passeei por Leblon, conheci Tijuca, conheci vááários bares (o que mais conheci), joguei sinuca, fui à praia, andei pelo calçadão por um tempão, olhei apartamentos a venda com a mãe de Leo, andei de táxi, fui na Lapa, Botafogo, andei de ônibus que só a porra, tomei um suco foda no Leblon, fiz coisas que não vou esquecer nunca e com certeza, foi uma das melhores viagens que já fiz.
Pessoas
Conheci muitas pessoas, algumas que dou valor, outras que dei valor e agora, não dou a mínima, ou seja, pessoas boas, pessoas ruins, a gente vai encontrar pro resto de nossas vidas, mas eu aprendi um pouco esse ano, errando claro, que é assim que recebemos as maiores lições, mas aprendi muito a quem damos valor realmente, em quem confiamos, o que fazemos, aprendi bastante, por isso achei 2008 um ano tão proveitoso.
Coração
Eu finalmente me soltei das fantasias, da ideia de simplesmente ter compania e não aquele sentimento forte que as pessoas diziam, eu simplesmente curtia a companhia, era não se entregar, era agir com a razão e eu conheci outro caminho esse ano e eu estou me sentindo ótima, mesmo que não seja amor pra vida todo, o que passa na minha cabeça é: pelo menos, eu senti. Sabe? Sentir aquele amor todo te envolver, agir por impulsos do coração, é deixar de ir para aquela rave, pra poder ficar abraçada com quem você ama, é ir para aquele lugar que você dizia 'nunca colocarei meus pés lá' e achar o lugar perfeito porque você estava na companhia perfeita.
É sentir o coração gritar, como jamais gritou, é se entregar de um jeito que nunca se entregou. É ter acontecido tudo pela primeira vez e ter sido tudo tão perfeito, é conhecer alguém a quem você diz tão facilmente 'eu te amo', porque é exatamente isso que você sente, é amar de verdade, com toda a força, é ter medo de sentir algo que nunca sentiu e ao mesmo tempo é estar feliz por saber que não é 'incapaz de amar alguém', como sempre imaginei ser. É dar presente com vontade e não porque é dia dos namorados ou aniversário, é simplesmente querer presentear, é andar na rua e lembrar da pessoa, é sonhar, é pensar, é amar...coisas que nunca senti, estou sentindo e tudo em 2008!
Planos
Há anos eu não fazia planos e fiz, mas vivi cada dia, foi o ano em que eu mais vivi cada dia e não pensei somente no dia seguinte ou no mês seguinte e não perceber os dias que estavam passando, o que sempre acontecia, simplesmente, esse ano eu vivi cada dia de uma forma diferente, não sei se porque eu estava apaixonada e todos os dias queria ver meu amor, mas simplesmente, dei valor a cada dia. Fiz planos que nem sei se vão ser realizados, mas se não serem, faz parte.
Golpe
O golpe do ano foi sem duvida alguma a morte da minha professora de Alemão que morava na Áustria, Rosemary, que era uma pessoa ótima, descendente de português, onde me ensinava gratuitamente pois queria aprender o português, uma pessoa maravilhosa, que eu tinha aulas em pleno ar livre, em um lugar no qual mais parecia um sítio em Leibnitz, uma pessoa ótima e que tenho somente boas lembranças.
Enfim
Acredito que 2008 foi um ano completo de coisas, tragédias, alegrias, tristezas, idéias, aprendizado, amigos, inimigos, erros, acertos, considerações, foi definitivamente um ano com tudo, não sei se tudo na hora certa ou errada, mas tudo
.
Espero e desejo um 2009 melhor, espero que meus desejos sejam atendidos, assim como o de todos. E que espero também, assim como espero para mim, que todos tomem as decisões certas, que não arrependam-se de nada e que 2009 seja um ano que você sente e lembre, como um dos melhores anos.
Beijo
Patte